Equipamentos para Cross Training, Academias e Centros de Treinamento Funcional

Rolo de Massagem para Auto Liberação Miofascial

Rolo de Massagem para Auto Liberação Miofascial

Autoria de D1 Fitness

Rolo de massagem para auto liberação miofascial

Se você é praticante de musculação, cross training ou qualquer outra atividade física, certamente já ouviu falar ou já viu um rolo de massagem para liberação miofascial na academia.

Também conhecido como foam roller, é um equipamento simples, prático e que traz enormes benefícios aos usuários.

Mas antes de falarmos sobre o rolo, precisamos entender o que é exatamente a liberação miofascial e antes ainda, o que é a fáscia.

 

O que é liberação miofascial?

Primeiro, vamos conceituar de forma simples o  que é a fascia: é o tecido que recobre todos os nossos músculos. Chamamos também de tecido conectivo, pois sem ela nossos músculos ficariam soltos e desagrupados, ou seja, sem movimentos conexos.

Esse conceito mostra o quão importante é a fáscia e como seu papel é fundamental quando se fala em movimento.

Uma fáscia com aderências  traz limitações nos movimentos, fadiga mais rápida, diminuição de flexibilidade e é claro, dor e desconforto.

 

Como surgem as aderências miofasciais?

As aderências podem surgir por diversos motivos como excesso de carga no treinamento, má postura no local de trabalho, stress emocional, entre outros.

Aí entra a liberação miofascial, que é exatamente a forma utilizada para tirar essas aderências da fáscia e fazer com que a mesma recupere a sua função e permita melhor deslizamento de um músculo sobre o outro, gerando movimentos fluidos e coordenados, reduzindo o risco de lesões e aumentando o desemprenho muscular.

 

Como fazer liberação miofascial?

A liberação pode ser feita de duas maneiras: de forma manual, com um profissional aplicando a liberação no seu paciente, ou através da auto liberação miofascial, com uso de acessórios de liberação miofascial (por exemplo: rolo de massagem foam roller).

 

Quando usar o foam roller?

Você pode utilizar antes de iniciar o treino como forma de aquecimento, melhorando a mobilidade articular.

Mas também pode e deve utilizar após o seu treino, para melhorar a circulação sanguínea e linfática, proporcionando a remoção de produtos catabólicos, o que acelera o processo de recuperação.

 

Acessórios para auto liberação miofascial:

Para que a auto liberação seja feita de forma mais fácil e para que o indivíduo consiga aplicar a liberação sozinho em todo seu corpo, é indicado o uso do rolo de liberação e até mesmo bolinhas que existem à venda nas lojas de artigos esportivos.

A utilização do rolo consiste em deitar-se sobre ele, pressionando e massageando os chamados "pontos-gatilho" e fazendo com que a aderência se desfaça.

Na imagem abaixo mostramos várias posições para utilização do rolo, cada uma com ênfase em uma musculatura diferente, o que mostra como é um material completo e abrangente.

 

Qual o melhor Rolo de Massagem para Auto Liberação Miofascial? 

As duas principais características a serem analisadas na hora de escolher o seu foam roller são: tamanho e densidade.

Um rolo muito macio sofrerá muita deformação na hora do uso, não sendo eficaz o suficiente para desmanchar as aderências. Por isso é preciso escolher um rolo de maior densidade, ou seja, mais rígido.

Quanto ao tamanho, o rolo menor que tem tamanho de 15cm de altura e 30cm de comprimento, acaba tornando-se a opção mais prática para ser transportado para diversos lugares como o seu local de treino e a sua casa. É leve, portátil e proporciona uma grande variedade de exercícios me relação aos outros tamanhos.

Rolo de Liberação Miofascial - Foam Roller

Outros acessórios de liberação miofascial

Lacrosse Ball - Bolinha de massagem

Existem também outros acessórios muito utilizados para liberação. Um deles são as lacrosse balls. São bolinhas mais ou menos do tamanho de bolas de tênis, de densidade bem elevada. São muito interessantes, pois elas permitem chegar em pontos mais específicos  e também utilizar maior pressão sobre o ponto com aderência.

lacrosse ball

Stick - Bastão de Massagem

Ainda existe também o bastão ou stick que pode ser utilizado pelo próprio indivíduo em algumas partes do corpo, ou com um profissional aplicando em seu cliente.

bastão de massagem stick

Ambos os materiais tem preço extremamente acessível, ainda mais quando pensarmos no tamanho dos benefícios que eles nos trazem.

Então se você ainda não colocou a auto-liberação miofascial na sua rotina de treinos, adquira um rolo ou outro material da sua preferência e inicie o quanto antes. Com certeza sua qualidade de vida e rendimento nos treinos vai melhorar muito!

 

 



(0) Items
Items 0
Subtotal R$ 0,00
To Top
x

x

>