Como saber a carga das Super Bands
Treinar em casa virou tendência, e alguns equipamentos portáteis como as Super Bands começaram a ganhar destaque na lista de equipamentos que compõe as Home Boxes dos praticantes de atividades físicas.
Mas, como escolher a Super Band com a intensidade adequada para o seu treino? Ou ainda, como saber a relação intensidade x carga das Super Bands?
Qual será exatamente a carga que estou usando no treinamento resistido, quando eu utilizo as Super Bands, ou até mesmo as faixas elásticas?
Essa é uma dúvida bastante comum, e que permeia muitos praticantes de treinos em casa.
Afinal, quando treinamos com uma anilha ou um dumbbell, por exemplo, é fácil identificar o peso, mas quando treinamos com elásticos, identificar a carga relacionada à resistência fica mais difícil, não é mesmo?
Para que você consiga identificar qual a Super Band adequada para seu treino, antes de tudo você precisa entender como funciona o treinamento com elásticos.
Para te ajudar a entender o funcionamento dos treinos com elásticos e a identificar a relação Intensidade X Carga das Super Bands, confira esse blogpost!
Relação Peso Livre X Super Bands
A evolução básica do treinamento de força ou resistência é o aumento de carga nos exercícios, certo?
Para acrescentar carga de forma livre ao treino, ou seja, fora dos equipamentos de musculação, podemos utilizar algumas opções de pesos livres como: dumbbels, anilhas, barras e kettlebells, ou utilizar equipamentos, como as Super Bands e faixas elásticas.
Porém, é fundamental entender que são práticas diferentes, e portanto, com resultados diferentes.
Para ilustrar, imagine o mesmo exercício sendo realizado com peso livre e com elástico.
Os pesos livres irão fornecer uma resistência fixa, enquanto os elásticos uma resistência variável. Vale destacar que aqui, iremos desconsiderar a análise de ângulos dos movimentos, pois consideraremos exatamente no mesmo movimento realizado com os dois tipos de equipamento.
No treinamento com elásticos a maior intensidade estará no final da fase concêntrica do movimento, já no treino com pesos livres a intensidade será maior no início desta fase. Ou seja, a medida que o elástico estiver sendo tensionado haverá um aumento gradativo da carga, o que não ocorre com uso de pesos livres.
Assim concluímos que, nunca poderemos dizer que a intensidade de um elástico equivale a um determinado peso fixo. Já que cada Super Band terá um peso inicial e um peso final, de acordo com a deformação realizada no exercício, e o peso final é o limite de deformação recomendado pelo fabricante. Ou seja, cada Super Band possui uma “faixa” de peso (de x a y).
Se você não for um profissional de educação física ou fisioterapeuta, procure um destes profissionais para lhe orientar quanto às melhores indicações referentes a intensidade das Super Bands, que atendam o seu condicionamento físico e/ou restrições.
Super Bands D1 Fitness
A D1Fitness, sempre preocupada com ciência do treinamento físico, disponibilizou na tabela abaixo as especificações das Super Bands, para ajudar a adequação da intensidade do seu treino.
Intensidade | Resistência |
1,2cm – Vermelha | 20-35LB |
2,1cm – Preta | 35-70LB |
3,0cm – Vermelha | 40-80LB |
3,8cm – Preta | 45-110LB |
4,5cm – Verde | 50-120LB |
6,4cm – Azul | 60-150LB |
A linha de Super Bands D1 Fitness, conta com 6 intensidades diferentes, para se adequar a qualquer objetivo de treino. São equipamentos excelentes para treino de força, cross training e calistenia, e também atendem treinamentos voltados para reabilitação, correção de exercícios, controle neuromuscular, mobilidade, força, potência, e muito mais.
Clique aqui e conheça a linha completa de Super Bands, elásticos e extensores da D1 Fitness, e incremente seus treinos.
E para saber sobre como treinar em casa, com mais intensidade e versatilidade, clique aqui, e leia um blogpost especial sobre este assunto.