Equipamentos para Cross Training, Academias e Centros de Treinamento Funcional

Como saber a carga das Super Bands

Como saber a carga das Super Bands

Autoria de D1 Fitness

Treinar em casa virou tendência, e alguns equipamentos portáteis como as Super Bands começaram a ganhar destaque na lista de equipamentos que compõe as Home Boxes dos praticantes de atividades físicas.

Mas, como escolher a Super Band com a intensidade adequada para o seu treino? Ou ainda, como saber a relação intensidade x carga das Super Bands?

Qual será exatamente a carga que estou usando no treinamento resistido, quando eu utilizo as Super Bands, ou até mesmo as faixas elásticas?

Essa é uma dúvida bastante comum, e que permeia muitos praticantes de treinos em casa.

Afinal, quando treinamos com uma anilha ou um dumbbell, por exemplo, é  fácil identificar o peso, mas quando treinamos com elásticos, identificar a carga relacionada à resistência fica mais difícil, não é mesmo?

Para que você consiga identificar qual a Super Band adequada para seu treino, antes de tudo você precisa entender como funciona o treinamento com elásticos.

Para te ajudar a entender o funcionamento dos treinos com elásticos e a identificar a relação Intensidade X Carga das Super Bands, confira esse blogpost!

 

Relação Peso Livre X Super Bands

A evolução básica do treinamento de força ou resistência é o aumento de carga nos exercícios, certo?

Para acrescentar carga de forma livre ao treino, ou seja, fora dos equipamentos  de musculação, podemos utilizar algumas opções de pesos livres como: dumbbels, anilhas, barras e kettlebells, ou utilizar equipamentos, como as Super Bands e faixas elásticas.

Porém, é fundamental entender que são práticas diferentes, e  portanto, com resultados diferentes.

Super Bands 3 intensidades



Para ilustrar, imagine o mesmo exercício sendo realizado com peso livre e com elástico.
Os pesos livres irão fornecer uma resistência fixa, enquanto os elásticos uma resistência variável. Vale destacar que aqui, iremos desconsiderar a análise de ângulos dos movimentos, pois consideraremos exatamente no mesmo movimento realizado com os dois tipos de equipamento.

No treinamento com elásticos a maior intensidade estará no final da fase concêntrica do movimento, já  no treino com pesos livres a intensidade será maior no início desta fase. Ou seja, a medida que o elástico estiver sendo tensionado haverá um aumento gradativo da carga, o que não ocorre com uso de pesos livres.

Assim concluímos que, nunca poderemos dizer que a intensidade de um elástico equivale a um determinado peso fixo. Já que cada Super Band terá  um peso inicial e um peso final, de acordo com a deformação realizada no exercício, e o peso final é o limite de deformação recomendado pelo  fabricante. Ou seja, cada Super Band possui uma “faixa” de peso (de x a y).

Super Bands 3 intensidades

Se você não for um profissional de educação física ou fisioterapeuta,  procure um destes profissionais para lhe orientar quanto às melhores indicações referentes a intensidade das Super Bands, que atendam o seu condicionamento físico e/ou restrições.

Super Bands D1 Fitness

A D1Fitness, sempre preocupada com  ciência do treinamento físico, disponibilizou na tabela abaixo as especificações das Super Bands, para ajudar a adequação da intensidade do seu treino. 

Intensidade Resistência
1,2cm – Vermelha 20-35LB
2,1cm – Preta 35-70LB
3,0cm – Vermelha 40-80LB
3,8cm – Preta 45-110LB
4,5cm – Verde 50-120LB
6,4cm – Azul 60-150LB

 

A linha de Super Bands D1 Fitness, conta com 6 intensidades diferentes, para se adequar a qualquer objetivo de treino. São equipamentos excelentes para treino de força, cross training e calistenia, e também atendem treinamentos voltados para reabilitação, correção de exercícios, controle neuromuscular, mobilidade, força, potência, e muito mais.

Clique aqui e conheça a linha completa de Super Bands, elásticos e extensores da D1 Fitness, e incremente seus treinos.

E para saber sobre como treinar em casa, com mais intensidade e versatilidade, clique aqui, e leia um blogpost especial sobre este assunto.



(0) Items
Items 0
Subtotal R$ 0,00
To Top
x

x

>