Os 5 erros ao abrir um Box de Cross Training que ninguém te conta
Existem erros comuns e muito recorrentes que são cometidos por empreendedores na hora de abrir um Box de Cross Training. Para evitar que você cometa algum deles e te ajudar a ter sucesso na abertura do seu negócio, conversamos com o empreendedor do setor fitness Daniel Boico, e reunimos aqui os 5 principais erros cometidos ao abrir um Box de Cross Training que ninguém te conta, e que você precisa saber.
1° Erro – Misturar os seus gastos pessoais com os da empresa
Ao abrir o seu Box de Cross Training fique atento a uma das principais regras de finanças empresariais é a separação das contas da pessoa física e da pessoa jurídica. Isso porque, a maior parte dos negócios que fecham por problemas financeiros não seguem esta regra. E sabe por quê?
Porque ao misturar as contas você não vai conseguir identificar os resultados obtidos com o seu Box e certamente tomará decisões equivocadas que impedirão o crescimento do seu negócio, como por exemplo o corte de despesas que seriam essenciais para o crescimento do seu Box.
Muitas vezes, fica uma percepção de que a empresa não gera lucro e que o sócio não ganha nada da empresa, mas na verdade pode ser somente uma enorme confusão de centros de custo e falta de controle.
Se você quer viver apenas do seu Box, é importante lembrar que, especialmente o primeiro ano, não será o momento de retirar lucro, mas sim reinvestir na sua empresa e pagar o seu investimento inicial, seja esse vindo de financiamento, sociedade ou capital próprio. Por isso, é muito importante que você tenha mais uma fonte de renda ou uma reserva nesse primeiro momento, além de um planejamento financeiro bem feito desde o início.
2° Erro – Não fazer um Plano de Negócio para abrir o seu Box de Cross Training
Plano de Negócios é um documento que irá descrever seu o negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Deve conter pontos de vista – estratégico, mercadológico, operacional e financeiro. Ou seja, o seu Plano de Negócio será o mapa com os caminhos para que o seu Box seja um sucesso. Por tanto, faça esse documento com muito cuidado, ele está longe de ser um conjunto de ideias e especulações! É um documento que deve ser escrito a partir de pesquisa e análise de mercado, com informações e dados reais que irão te auxiliar no momento da criação e tomadas de decisão para abertura do seu Box.
Ah, e não adianta caprichar no plano, mas não seguir, então atenção: faça o seu plano e siga cada etapa, assim você estará fugindo de mais uma cilada comum que atrapalha o desenvolvimento de muitos novos empresários do nosso segmento de negócios, ok?
3° Erro – Não otimizar a compra Equipamentos para Box de Cross Training
Para quem é apaixonado pela modalidade de Cross Training, o que provavelmente é o caso de 90% das pessoas que planejam abrir um Box, ter uma área de treino enorme, absolutamente completa e com os melhores equipamentos, certamente é uma meta.
E é neste momento que você pode cair na terceira armadilha, então cuidado! Planejar a compra dos seus equipamentos, é a ação mais inteligente para proteger o seu fluxo de caixa e garantir a prosperidade do seu negócio.
Você não precisa encher o seu Box de equipamentos para começar. Selecionar uma lista enxuta e apostar em produtos de alta qualidade é mais interessante, já que a durabilidade do equipamento é sinônimo de economia, e proteção do seu investimento.
Portanto, comece com o básico, vá melhorando e aumentando sua área de treinos aos poucos, de forma gradual e planejada. Assim, você poderá atender as necessidades dos seus alunos, sem comprometer o seu fluxo de caixa.
Os equipamentos, e a sua área de treino, são importantes para atrair alunos, por isso, no momento de preparar a sua primeira lista, pesquise os melhores fornecedores e peça orientação antes de fechá-la.
Existem alguns pontos-chave que você deve analisar, como por exemplo: o seu público-alvo, tamanho da área de treino, e a quantidade de alunos/aula, se quiser saber mais sobre esses pontos basta clicar aqui, temos um post dedicado a esse assunto!
4° Erro – Não explorar o Marketing Digital
O marketing vai fazer com que as pessoas conheçam o seu negócio e vai atrair os clientes para o seu Box. Portanto, lembre-se dele!
Neste ponto, é importante destacar o marketing digital, por ser um canal que apresenta excelente custo benefício, estabelece um canal de relacionamento mais próximo, e oferece facilidade de se medir os resultados de cada ação executada.
Os principais canais de marketing digital são:
- Site
- Blog
- Redes sociais
- Campanhas de e-mail marketing
- Compra de mídia paga (GoogleAds e FaceAds)
Sendo assim providencie o seu site, o seu blog e a criação as suas redes sociais, antes mesmo da inauguração do seu Box de Cross Training, e se puder contrate uma agência ou um profissional dedicado para gerenciar o marketing do seu Box, e levar a divulgação do seu negócio até seu público-alvo.
5° Erro – Não ficar atento ao andamento das atividades no seu Box
Após abrir o seu Box, esteja sempre atento em alguns pontos para ser pego de surpresa. Abaixo destaquei três pontos que considero importantes:
- Fique atento ao seu faturamento mensal. Acompanhe o volume mensal de matrículas e a frequência dos alunos aos treinos. Aqui, contatar os alunos com baixa frequência é importante para evitar cancelamentos. Trabalhar a inadimplência também é importante para manter o seu faturamento dentro do esperado.
- Esteja atento às movimentações da concorrência, mantenha-se sempre à frente e traga novidades para manter os seus alunos interessados no que você faz.
- Entender a sazonalidade do seu negócio é um fator importante quando estamos falando de planejamento financeiro e promocional. Por isso, tenha estratégias definidas para cada época do ano e garanta a sua meta de alunos matriculados durante o ano todo.
Atitudes como estas, ajudarão você a ter previsibilidade de receita e antecipação à problemas que possam surgir evitando surpresas desagradáveis no futuro.