Marketing Digital para academias e Box de Cross Training
Marketing digital para Box de Cross Training e academias: será que dá resultado? Já vamos dar o spoiler agora mesmo: é claro que sim! Neste post iremos falar sobre essa grande ferramenta e como usá-la de uma forma que vai gerar muito mais possibilidades de venda e, também, reter clientes em seu Box de Cross Training. Vamos lá? Ao longo dos anos, principalmente dos últimos 8 anos, o comportamento de compra das pessoas mudou muito, e não é diferente no mercado fitness. Com o avanço galopante das tecnologias e aumento massivo no uso de smartphones, ocorreram mudanças cruciais na forma como as pessoas escolhem o que comprar, como, onde e de que maneira comprar. Sendo assim, com uma boa estratégia de marketing digital, aliada a equipamentos de qualidade, como os da D1 Fitness, é possível tirar o maior proveito disso. O ano de 2020 tem mostrado que ficará marcado na história. Uma pandemia global decretada em março veio para estremecer todas as estruturas da nossa sociedade, que se refletiu na forma de vender e consumir. Todas essas mudanças têm gerado muitas dúvidas, fazendo com que as pessoas se perguntem: como será a vida depois de tudo isso? Quais serão as tendências de consumo pós pandemia? Apesar de causar incertezas, a pandemia também pode significar um grande impulso para trabalhar o marketing digital no seu Box ou Academia, seja ela pequena, média ou de grande porte. Assim como um bom serviço e equipamentos de qualidade te ajudam a ganhar e reter clientes, apostar no on-line deixou de ser um diferencial, e se tornou uma necessidade na busca por destaque e na captação de novos clientes. Antes de tudo, no marketing digital para Box e academias é preciso entender quem é o seu público e quais são os problemas enfrentados por ele. Pois, as soluções para estes problemas, ele deverá encontrar na sua empresa. Como? Você vai entender agora, com essas dicas abaixo:
Marketing digital para academias: qual é o seu público?
Você já ouviu falar no conceito de ‘personas’? Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado importantíssima no marketing digital, inclusive para Box e Academias. Pois, elas representam o seu cliente ideal, são personagens fictícios, criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro do seu público-alvo. Quanto melhor você conhecer o seu público já cativo, ou seja o seu cliente, melhor a sua definição de persona será. E ao compor essa persona vale de tudo, desde comportamentos comuns a essas pessoas, como: idade, medos, ansiedades, anseios, cultura, papel social, papel pessoal. Tudo!
Vamos a um exemplo prático? O nome é fictício, então vamos ilustrar com ‘João’. Ele tem cerca de 30 anos, teve uma infância como criança obesa, então sua busca na academia é por um corpo mais definido. Ele é de classe média e possui uma graduação. João gosta de saber mais sobre treinos e dietas e estar por dentro do mundo fitness. Seu objetivo é ganho de massa magra e não perda peso. Etc. E assim você vai construindo esse personagem com base no que você já conhece do seu público cativo.
Marketing digital para academias: focos nas redes sociais!
Você precisa estar onde o seu público-alvo está, isto é um fato. O Brasil é o terceiro país que mais utiliza a rede social Instagram, com 69 milhões de usuários atualmente. Logo, se você quer ser visto, precisa ter um perfil nessa rede, pois é a rede que mais cresce em número de usuários. E por lá vale de tudo, use a criatividade para produzir posts visando solucionar as dores dos seus clientes e dividir o que você sabe. Aposte em vídeos, pois Os vídeos geram maior engajamento, recebendo um número sensivelmente maior de curtidas, e são o formato que vem apresentando maior taxa de crescimento, ano após ano.
O Facebook segue sendo uma importante rede social do mundo e, em abril, alcançaram 3 bilhões de usuários ativos por mês. Dentro do Facebook, uma boa dica são os grupos. Eles são ótimos para criar uma comunidade em volta da sua marca, gerando identificação, laços e são esses laços que farão a diferença na empresa. Dica rápida: procure ter constância e consistência. Ou seja, procure postar ao menos 3x por semana no feed e um storie, ao dia. E, mantenha sempre o mesmo horário das postagens, ok? “Ah, mas eu não tenho tempo para fazer isso”. Essa frase é muito comum e nós entendemos que, realmente, a vida é corrida e, às vezes, fazer isso é difícil. Nossa dica valiosa é: coloque na agenda. Torne a sua produção nas redes sociais um compromisso, e, aos poucos, esse trabalho vai se tornando mais fácil. Afinal, a prática leva a perfeição, como já dizia o ditado.
Marketing digital: Inbound Marketing
Você já ouviu falar em Inbound Marketing ou pra você parece grego? Se parece grego, não se preocupe, a gente explica. No marketing digital existem diversas formas de publicidade. O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo focado no compartilhamento de conhecimento. Com essa estratégia, você atrai clientes ao solucionar suas principais dores. Para ilustrar, vamos usar a nossa persona João para fazer um exercício dessa estratégia, veja: Quando definimos os comportamentos do João, identificamos que ele busca conhecimento acerca de diversos assuntos, um deles é o ganho de massa magra. Assim, uma ação possível é elaborar um blog post tratando sobre esse assunto e divulgando eles de forma criativa nas redes sociais. Lembre-se: você soluciona as dores do seu público e é por isso, que ele compra o seu serviço e não o do seu concorrente. Agora chegamos a outro assunto muito importante dentro do marketing digital para box e academias: concorrência.