Equipamentos para Cross Training, Academias e Centros de Treinamento Funcional

Melhores barras olímpicas para Cross Training e LPO

Melhores barras olímpicas para Cross Training e LPO

Autoria de D1 Fitness

Saber avaliar a qualidade de uma Barra Olímpica é sem dúvida uma tarefa importante para os praticantes de esportes que utilizam estes equipamentos durante os seus treinos. 

Agora, para quem pretende montar uma academia ou um Box de Cross Training é sem dúvida  uma tarefa indispensável, pois a qualidade desta avaliação irá garantir a segurança dos seus alunos e do seu investimento.

E então? Quer saber como escolher as melhores barras olímpicas para Cross Training e LPO?

Leia este artigo até o final, e esteja pronto para escolher os melhores equipamentos para o seu negócio. 

A qualidade das Barras Olímpicas e a proteção do seu investimento

É unanimidade entre os coaches, que as barras olímpicas são  ítens indispensáveis no momento de montar um Box de Cross Training, sendo assim jamais poderão ser excluídas da sua lista.

Muitos consideram entre todos equipamentos,  a barra olímpica, o principal para se ter cuidado com a qualidade no momento da compra. E sabe por quê?

Porque, estamos falando de um item indispensável na sua lista, que representa aproximadamente 30% do investimento total em equipamentos para montar  um Box de Cross Training, ou seja um dos maiores investimentos em equipamentos para montagem do seu Box.
É ou não é um excelente motivo para estar atento à qualidade no momento da compra?

Se você está com pressa, listamos abaixo as melhores barras olímpicas, basta um clique:

Fique atento

As barras olímpicas para Cross Training e LPO devem possuir características específicas para atender uma elevada exigência de performance, e devem fornecer a segurança e eficiência necessárias para todos os  movimentos exigidos nas modalidades. Por isso não se engane, pensando em escolher qualquer barra olímpica para usar no Cross Training ou LPO.

Para deixar claro esse conceito, vamos comparar com outros esportes, veja:
Já imaginou jogar uma partida de vôlei utilizando uma bola de basquete? Ou ainda, jogar uma partida de basquete, utilizando uma bola de futebol? Certamente, não teríamos bons resultados, mesmo a bola sendo o principal equipamento dessas modalidades, cada uma precisa de uma bola específica para se obter bons resultados, não é mesmo?

Para Cross Training ou LPO funciona da mesma forma. Para garantir o bom desempenho e a segurança durante os treinos, é necessário que as barras olímpicas utilizadas tenham sido fabricadas com as especificações necessárias para atender essas modalidades. Entendeu?!

As barras olímpicas no Cross Training sofrem bastante impacto, e são exigidos elevados níveis de performance do equipamento. Por isso, procure, uma marca que possui autoridade na fabricação de barras olímpicas e faça o seu investimento ser mais seguro e assertivo.

Tipos de Barras Olímpicas

É importante que um Box de Cross Training tenha as 3 principais variações de barras olímpicas existentes: Masculina, Feminina e Técnica (também conhecida como barra júnior).
Geralmente as Barras Técnicas são usadas por praticantes iniciantes, jovens e adolescentes, ou até mesmo para treinamento da técnica e aquecimento de praticantes mais experientes.

Cada uma das variações (masculina e feminina) possuem especificações bem definidas quanto as dimensões (comprimento e grip) e o peso.

Confira abaixo as ilustrações que contém as dimensões e o peso padrão das barras olímpicas de acordo com a IWF (International Weightlifting Federation).

Barra Olímpica Masculina Black Zinc/Hard Chrome

 

Barra Olímpica Feminina Black Zinc/Hard Chrome

 


Barra Olímpica Masculina - Hard Chrome LPO TOP

 

Barra Olímpica Feminina - Hard Chrome LPO TOP


Para encontrar essas barras clique aqui.

A FatBar, Barra Kids e Barra Hexagonal, são outras opções de barras para um Box de Cross Training e Funcional. Mas, estas outras opções de barras são um assunto para outro blogpost.

Agora que você já entendeu a importância de se usar barras olímpicas específicas para Cross Training e LPO no seu negócio, vamos entrar no assunto mais importante deste blogpost:

Como identificar a qualidade das barras olímpicas

Primeiramente tenha claro que, as dimensões das barras olímpicas (tamanho e peso) apenas mostram se as barras estão com as medidas corretas, mas não definem a qualidade do equipamento.
O que define a qualidade de uma barra olímpica é como ela é fabricada. Ou seja, o que define a qualidade de uma barra olímpica são pontos como: capacidade, tipo de rolamentos, tratamento térmico e tratamento de superfície.
Estes são os ítens que definem a qualidade de uma barra olímpica, certo?

Sendo assim, listamos os principais pontos que você deve analisar na hora de comparar os equipamentos em sua pesquisa de mercado.
Afinal, tomar a decisão correta no início do seu negócio, certamente fará diferença no futuro!

Fique atento às especificações abaixo:

A relação entre o tratamento térmico das Barras Olímpicas e o aumento da capacidade

O tratamento térmico do aço durante a fabricação das barras olímpicas, é o que aumenta a capacidade e resistência à fadiga da barra.
Movimentos do LPO executados no Cross Training com barras que possuem tratamento térmico, diminui o impacto crânio-caudal, pois o aço se torna mais flexível e a recepção da barra sobre os ombros ou acima da cabeça fica mais confortável.

Você já deve ter ouvido falar sobre barras que entortam ou se rompem, não é mesmo?
Situações assim nunca irão ocorrer com barras fabricadas com tratamento térmico. Portanto, fique atento à este detalhe de fabricação, e não corra esse risco.

Adquirir barras olímpicas com tratamento térmico é a única forma de você investir em um equipamento que poderá durar para sempre, portanto fique sempre atento à este detalhe.

Para saber mais sobre o que é tratamento térmico e suas vantagens, leia o blogpost que fizemos falando especialmente sobre esse assunto: Saiba a importância do Tratamento Térmico das Barras Olímpicas.

Sobre rolamentos e buchas das barras olímpicas

Hoje, no mercado você encontra: barras com rolamentos agulha, barras com rolamentos esfera ou barras sem rolamentos (o que alguns fabricantes chamam de buchas). Ou seja, barras apenas com buchas, significa barra sem rolamento, ok? Neste caso, o giro ocorre apenas no atrito ferro com ferro, e essa é com certeza a pior escolha a se fazer para Cross Training e LPO.

Os rolamentos tipo agulha são os mais eficientes e mais resistentes,  por isso ideais.
E quando comparados aos rolamentos esfera, os rolamentos tipo agulha são  infinitamente superiores em resistência e performance.

Sobre tratamento de superfície

O tratamento de superfície nada mais é do que acabamento realizado nas Barras Olímpicas.
Os melhores são os acabamentos em Hard Chrome, Black Zinc ou Cromados, isso porque, estes acabamentos fornecem uma camada de proteção do contato de agentes corrosivos (exemplo: suor e magnésio), ou seja retardam o aparecimento de pontos oxidação.

Na prática, para o usuário que está treinando com a barra, o tratamento de superfície não fará diferença para as execuções dos movimentos. Estes 3 acabamentos têm a mesma resposta com relação a aderência do grip.

Mas, é importante salientar que mesmo para os equipamentos que possuem estes acabamentos, os cuidados com a manutenção preventiva é a principal ação para evitar a corrosão. Por isso, não deixe de ler o nosso post sobre manutenção de barras olímpicas. É só clicar aqui.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e te auxilie no momento da sua compra, pois a escolha do equipamento certo, e de qualidade é a garantida do seu investimento. E isso se estende para todos os equipamentos que irão compor o seu Box, eles são o coração do seu negócio, é lá que tudo funciona, onde os seus alunos verão valor, e para isso, precisam sentir conforto e segurança durante os treinos.

Se quiser saber mais sobre equipamentos, gestão e treino fique atento neste canal, o nosso blog está sempre atualizado com novos conteúdos. E você pode também fazer o cadastro em nossa newsletter e receber todas as novidades e promoções por lá!



(0) Items
Items 0
Subtotal R$ 0,00
To Top
x

x

>